VELHAS DIVAGAÇÕES

Edward Hopper


Vejo algumas coisas mudando, Icarus. Nosso sol está morrendo, as estrelas explodem em mil direções. Seus fragmentos chocam em velhos planetas. Há uma radiação diferente no céu. As miríades constelações que observamos se expandem e supernovas se contraem soltando gases coloridos por toda a galáxia. O oceano está fritando! Larvas são cuspidas de dentro do planeta engolindo ilhas e desfazendo rochas costeiras. E os peixes sufocam e morrem. Por dia, espécies diversas são extintas por nosso consumismo sem escrúpulo. O que vira há tempos, querido amigo, vales e florestas e animais correndo pela savana, são apenas visões de documentários patrocinados pelas mesmas empresas que os embala, rotula e vende. É a zootv, do velho Bono, o mundo aparente! "Não se preocupem, tudo está sob controle!" Eles dizem. 

Não acredito mais que poderemos reverter nosso fim, é tarde demais. 20 bilhões de animais confinados para alimentar 6 bilhões, no entanto ¼ da população da terra ainda padece pela fome. Quanto desperdício, quanta alienação. Desmatamos para surgimento de novas áreas para o pastoreio e para plantamos grãos que serão usados como ração para todo esse contingente animal. É insensato não mudarmos essa linha de pensamento apenas para agradar paladar dos abastados! Colheremos os louros da desesperança. E nossos sonhos são apenas imagens nebulosas de um fim do mundo próximo.
Tente acordar, Icarus! Olhe pela janela de sua casa. Em que nos tornamos? Vivemos à espera da próxima refeição, da incerteza de qual roupa vestir para ir ao trabalho, a dúvida sobre qual veículo comprar, qual o celular mais completo...




sam/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário