SAIA DA SAMSARA

Samsara budista / Fonte: Thebigview.com


Miles Davis tinha razão...



A vida é cíclica. 
O tempo é contínuo enquanto todas as coisas se repetem, mesmo com pequenas mudanças. Mas isso é só a casca, por dentro a essência é a mesma. Todos os erros que cometemos fazem parte da mesma tentativa que pela primeira vez tentamos sem sucesso há muito tempo. Como muda-se as estações, envelhecemos, os muros são erguidos e perdemos aquela posição de observador. Agora tu faz parte do jogo. Daí é pra valer. As mulheres são outras, os amigos tem outros nomes, os projetos parecem ser melhores, mais evoluídos...? 


Aí, um dia você para pra observar o que aconteceu e percebe que nada mudou, você continua naquela Samsara (círculo vicioso, perambulação) que nasceu. Os deuses são outros, os vícios também, as paixões vêm de desconhecidos lugares, mas é tudo a mesma coisa. É sempre o mesmo erro, a mesma decisão. Somos induzidos pela mesma força. 

Então você me pergunta, mas essa força controla sua vida? Toda nossa vida foi erguida com base numa única coisa: DESEJO. Você está nessa posição agora, porque quis, porque achou que era o certo dentro de suas prerrogativas, dentro de sua própria e única ilusão. Depois de anos você tenta sair ou culpar alguém por estar em tal situação, mas tudo é um processo. Inverno, Verão... Tudo morre, tudo nasce, tudo revive, tudo volta. É só uma fase, e logo vai passar e se transformar em outra coisa mas por dentro você é o mesmo, as crises, os medos, as vontades. Percebe que se lhe tirarem o nome, as placas, as teoria, sua vida não passa de uma repetição? As vezes enfadonha ou não; as vezes com muito sexo, álcool e ansiedade, outros dias, paz de espírito, altruísmo e mente tranquila com as possibilidades que há, mas existe aquela inconstância, uma insatisfação que o leva a crer que algo não está certo. 

Qualquer caminho que pegar vai dá no mesmo lugar, o ponto de partida, o ínicio, e não é de algo novo completamente, é só a aparência, um outro lado do extremo. E a gente fica assim, oscilando entre o péndulo: VERDADE ABSOLUTA, NÃO-VERDADE ABSOLUTA. Você toma a decisão e escolhe uma. Você sempre vai escolher um lado, não quer ser levado com a multidão, não que se conFORMAR, ser modelado à imagem e semelhança do RESTO. Então você oscila, corre para um extremo, cria uma religião, monta sua banda, escreve um livro, corre de um lado para o outro como se estivesse fugindo da contaminação da MASSA, quer mostrar que é diferente, então corre de um lado para o outro da balança que é sua própria mente. Você não quer ficar no meio, mas não vê que está dentro de um círculo, umas esfera perfeita onde as curvas não são vistas e você não conseguirá sair, enquanto não perceber que não há saída. NADA que você faça lhe tirará dessa, pois a vida não é feita de etapas, nem de fases, ela foi, é e será do mesmo jeito que você, só muda as versões, o programa é o mesmo.

Sua mente entra em pane, há uma necessidade de se agarrar em algo, mesmo que por alguns minutos; você tenta ajudar o próximo sem nem saber direito como. Você não se importa com ninguém, corre atrás de SEUS projetos, mas eles também pertencem a outras pessoas que querem a mesma coisa. Você chuta tudo e resolve entrar no jogo, mas as coisas não estão indo bem como estava planejado. Você busca uma saída: CAMPANHAS NA IGREJA, um novo emprego, um novo amor, um assalto a algum banco, LOTERIA. Há algo dentro de você inquietante, fumegando. É a CRISE. Não quer se conformar com a situação, é hora de planos novos: uma casa nova? Carro novo? Um amante? Dinheiro é o problema? Um outro curso na universidade? Um lançamento na locadora? Deixe-me pensar... 

Por mais que corramos de um lugar para o outro na esperança de erigirmos nossos totens dourados, depois de um tempo, chega a conhecida sensação de vazio. E isto é puramente natural, como um cipreste seco, quase-morto à espera do outono. Sempre vai ser assim. É tudo uma repetição. Que posição no círculo de sua vida você estar a repetir agora? Essa é a pergunta. Com a resposta, você conseguirá imaginar o que vem adiante, já que você já viveu isso antes, sabe o que vai acontecer, não?









sam
2009

Um comentário: