A IGREJA ELÉTRICA


Não, eu não acredito nessa igreja aí! Nem nas outras trezentos mil que existem por essa cidade. Minha cabeça frita quando tento entender essa bagunça toda: Peraí, isso é uma entidade filantrópica? Uma ONG? Uma empresa sem fins lucrativos? Uma organização não-governamental com fins lucrativos? Um disfarce da matriz Católica? Tá bem, vamos supor que seja uma entidade espiritual governada por santos, uma ponte sobre as trevas, conduzindo homens a Deus. Não...essa eu não engulo! Esse papel não é da Igreja, mas do Cabeça que é Cristo, ele é a ponte sobre o abismo. Somos apenas homens com idéias distorcidas e métodos de controle indecentes. Todos surgiram de uma única forma, imagem e semelhança de um Deus muito interessante e criativo. 

A liberdade é um dom comum a todos, a escolha entre o bem e o mal é baseada em escolhas individuais e conscientes. Porque essas instituições se acham no direito de massificar toda decisão de grupos de pessoas segundo a cabeça delirante de seus líderes? Há tanto medo de que as pessoas escolham o caminho "errado" que eles tiram todo o poder de escolha de seus membros, restando apenas a dita "verdade absoluta" que eles pregam. Esse molde, essa forja, apenas alienam o indivíduo do meio, tirando-lhes o poder da compreensão sobre suas decisões entre o certo e o errado. Eles dizem: "Ah, você tá falando isso porque quer uma desculpa para continuar pecando." Pra puta que pariu com toda essa alienação manipulada, essa aparência de virtude só porque o cabra não bebe uma gelada. "Ô, vejam só como ele é santo! Seus atos são tão comedidos!" "Olhem, ele chegou, o homem de Deus! Aleluia." "Você tá cuspindo no prato que comeu, Samuel!" Será? 

Será que desde meus 18 anos não tento mudar a cabeça desses ignorantes, não? Será que durante toda essa peregrinação cristã eu nunca encontrei uma igreja em que pudesse repousar tranquilamente minha alma cheia de tranqueira? A única coisa de valor que encontrei foram pessoas sinceras sentadas do outro lado do púlpito, que recebem com o coração aberto todas as "revelações" berradas pelos microfones insandecidos desses "líderes" obcecados por controle. Essa divisão rídicula entre igreja e mundo deve cair nos próximos anos, ninguém vai tentar mudar ninguém. Cristo será revelado não por nossas palavras e métodos, mas sim por obras de real valor. Não uma santidade aparente: "Oh, ele tá fumando maconha, meu Deus! Esse vício é do Capeta, vamos orar por ele!" Maconha ainda é crime, o usuário pego pode até pagar o crime praticando algum ato filantrópico, mas pecado, não! Aí é demais para meu senso de juízo. A Igreja ( os que saíram de dentro para fora) é feita de veias e tecidos nervosos, de neuras e comportamentos distorcidos, mas também de amor e verdade; de fraquezas e fragilidade moral e também, de fé e esperança. Ela composta por um coletivo louco, cheio de manias e taras e mentiras e falta de paciência, mas com certeza ela pode ser um aglomerado de sangue e suor, sentimentos, empatia, igualdade, respeito e temperança. A Igreja de Cristo, esse Corpo feito de emoção e razão, alegria e insensatez, ódio e paciência, equilíbrio e assassinatos (não vai escandalizar, é só lembrar da Inquisição Espanhola e aquietar o facho, deixa eu terminar o raciocínio. Até, os Calvinistas promoveram guerrilhas santas). 
Esse Corpo de Cristo, está por aí, solto nesse mundo louco de Satã, cheio de prédios e feridas, prostitutas desesperançadas espalhadas pelas BR´S desse Brasil de um povo heróico e retumbante. Travestis que já não acreditam na inserção social e sobrevivem à margem dessa sociedade hipócrita, de uma moral dualista, intransigente. Quantos Filhos de Deus perdidos que apenas respiram e tentam sobreviver comendo as migalhas de nossas mesas fartas. Quantos "loucos" esquecidos em asilos fantasmas onde as vozes são sufocadas com altas doses de Valium e solidão, só porque não se contentam em seguir esse ritmo capitalista desenfreado, onde o consumismo é a mola-mestra que sustenta toda a engenharia do caos. Eu, as vezes penso como eles, os maníacos-depressivos, os que sofrem de transtorno afetivo bipolar. Eles querem apenas entender as regras do jogo e meditar nelas até que faça sentido pra eles. Eles não querem engolir goela abaixo essas teorias de esquerda, de direita, de meio, ou seja lá, que diabo for! Não, eles não querem trabalhar por 12 horas seguidas pra ganhar no fim do mês aquilo que dá mal pra pagar a crêche onde seus pequenos filhos passam 2/3 de suas infâncias infelizes, longe de seus pais. Aí, o desgraçado trabalhador chega em casa, os moleques já tão dormindo e não há nada o que fazer a não ser se entregar à Rede Globo até que o sistema saia fora do ar; E sua cabeça enquanto sonha é só ruídos e interferências. 

 Eles são a Igreja de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Cabeça desse Corpo frágil, mas que um dia será transformado em Glória como o era desde o princípio da Vida, antes de nossa Queda. Como posso então, sabendo que somos iguais nas virtudes e nas fraquezas, condenar, subjugar  controlar e tentar transformar todos na minha própria aparência, para que nessa massificação o controle seja mais mantido afim de que essa instituição chamada "igreja" cresça e resplandeça no mundo como um império de luz? Como Roma...? Talvez... Esse é o mal no coração humano, a voz sutil e aprazível do Diabo: "....se comer dessa árvore do bem e do mal, se tornará como Deus..." Nosso problema é queremos sempre reinar sobre os outros. Pastores, rasguem suas carteirinhas de ministério, implodam esses prédios luxuosos, queimem esses balanços mensais de dízimos e saíam de dentro dessas estruturas feitas de palha, madeira e feno, e partam ao encontro da Igreja de nosso Senhor Jesus que morreu por todos. Ela está esperando por vocês, por nós e por mim. Vocês não vão encontrá-la em seus estacionamentos cheios de carros luxuosos, nem sentada em suas cadeiras forradas de cetim; ela está por aí, solta no mundo, a cada esquina, a cada bar que abre, em cada salão de beleza, nos supermercados, nos palácios do Planalto Central, nas chapadas dessas noites frias de Junho, nas lojas de conveniência de madrugada, em cada gole de Budweiser. Ela está com os olhos vermelhos, as pupilas dilatadas, as veias estouradas, o cabelo sujo, ou até mesmo com o cabelo enseado, com cara de nerd, de frente a um computador, com cara de pedófilo... 

Eis a sua Igreja, pastores! E no lugar desse prédios adornados, climatizados, com música ambiente, construam um belo jardim, pois tenho certeza de que ela virá, sem ser por medo do Inferno. Os Filhos voltarão ao Pai apenas por amor. Pois tive fome, e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era forasteiro, e não me recolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo e preso, e não me visitastes. Também eles perguntarão: Senhor, quando te vimos faminto, com sede, forasteiro, nu, enfermo, ou preso, e não te servimos? Então lhes responderá: Em verdade vos digo que quantas vezes o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. Irão estes para o suplício eterno, porém os justos para a vida eterna. Evangelho de Mateus 


 sam 
Abril/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário